terça-feira, 1 de maio de 2007

Confusão, vocação, percepção, transformação?

As coisas estão muito confusas! Até então tive claro que minha vocação é o jornalismo, mas agora não o afirmo com tanta certeza! É fato que minha cabeça não sabe se aquietar e ter pensamentos comuns e conformados, mas a dúvida quanto à escolha de uma profissão é um fardo pesado demais. Tudo culpa dessa tal Clarice Lispector, mulher enxerida que soube escrever direitinho tudo o que eu sinto e fez aumentar ainda mais meu apreço pela literatura. Sempre gostei de escrever, mas não sei, ser escritora? Isso lá é profissão? Está bem, sem preconceitos e a arrogância usual, até porque aos 12 anos eu ainda insistia na idéia de viver pelos livros e pela ecologia! Sim, eu costumava dizer que seria escritora e ambientalista, uma graça. Não seria eu alguém um tanto subjetiva demais para escrever textos jornalísticos? Ou talvez deveras preguiçosa para cumprir prazos? Não quero saber de manuais de redação! A palavra é livre assim como também – supostamente – é quem a profere. Ah, mas e como ficariam meus sonhos – quase utópicos – de melhorar a comunicação neste país e ainda formar um público mais reflexivo? Um dia pretendo conseguir compreender pelo menos um pouquinho a razão dos meus sentimentos, mas eles não parecem ter sentido! Ou será que há lógica nas idéias de alguém que nunca toma decisões definitivas a favor da duração de algo? Explicarei melhor: tenho facilidade e até certa desenvoltura para largar projetos, como também crio tantos sem levá-los adiante... Seria isso uma doença? Talvez eu devesse ser diagnosticada por algum doutor, quiçá ele me dará alguma resposta. Mas não, quem está lendo este texto de devaneios malucos sabe que meu comportamento é absolutamente comum e que até dramatizo demais as coisas. O que faremos então? Todos destinados a viver na confusão! Pois então aproveitarei a maluquice do dia-a-dia e viverei muitas vidas numa só! Para não perder o hábito, reforço através das palavras de Clarice: “É como se o mundo estivesse a minha espera. E eu vou ao encontro do que me espera.”. Afinal, ela também foi jornalista não?

5 comentários:

Anônimo disse...

Antes de td quero registrar minha emoção de primeiro comentário do Tabuleiro em Pó!!hauha
adorei mto esse texto, e digo até q me encantou como os textos de Clarice Lispector o fazem, não vai se gostar mto tá! huauha
Dani agora vc vai ter q postar sempre! nd de abandonar essa idéia.. q eh mto boa
bjss jornalista

Anônimo disse...

Entendo a confusão, essa percorre a mente acho que de muitos de nossos colegas e dos seres humanos também. Acho que aqueles que tem algum dom de escrever, ou acham que tem, são os que mais sofrem. É como em uma encruzilhada onde as letras formam as palavras, que sugerem frases, que encorpam textos que se perdem no vazio. Porém creio que a vida seja um pouco de vazio, palavras e vazio.

Lucas

Anônimo disse...

Bom.. eu vo me abster de comentarios no momento.. soh vo externa meu apoio à sua idéia.. eu sempre vo visita seu blog.. entao por favor... continue postando! hehehe

bjao!

Anônimo disse...

Já que não consegui comentar aquela hora, comento agora ;)

Dani, é exatamente assim que eu me sinto, a diferença é que eu não sou tão apegada à literatura, mas, sempre soube que queria ser jornalista, e agora que estou aqui, tenho minhas dúvidas a respeito.

Espero que elas passem, hehe, porque desta vez eu vou até o final....

Sorte para nós em nossa carreira SUPER jornalística!

Um beijão.

Roberta disse...

DANIELLS,

Belíssimo texto.
Não, isso não é "puxa-saquismo" apenas pelo fato de sermos companheiras de trote e de "iniciações" na faculdade..
Não mesmo! De linha em linha seu texto me levou à uma auto-identificação e uma reflexão fantásticas.
Me sinto como você..Com uma dúvida se minhas "utopias" valem a pena, e se o jornalismo vai ser realmente o meio condutor para a realização dos meus sonhos.
Entre tantas dúvidas..vamos continuar com nossas cervejinhas e amendoins e nossas pseudoparticipações no C.A..no Escadão.. etc...Hahaha
Afinal, se não fosse uma época tão incerta, que graça teriaa!!?
Adoro vc Daniells..E virei sempre aqui ler seus textos.

Sucesso pra nós! =)

Beijos

Robsbaw