terça-feira, 3 de julho de 2007

"Debate" MTV

Voltei pra casa em Americana, por isso tenho a minha disposição aqueles muitos canais da TV paga. Devo confessar que sentia falta disso, mas já passou, foi preciso um breve momento assistindo ao "Debate" MTV (entre aspas mesmo) para querer não assistir mais televisão. Eu sei que tenho mania de criticar e reclamar o tempo todo, mas dessa vez não dava pra não comentar.

O programa, teoricamente, deveria gerar um debate entre os convidados sobre o tema escolhido para aquela semana. Mas o que vi hoje não foi um debate, ou nada que seja digno de assim ser definido. O apresentador da vez é Lobão e não mais Cazé, o que achei uma troca ruim, e os convidados para o bate-papo descolado foram Renata Banhara (sim, a ex de Frank Aguiar, nosso deputado querido), uma tal de Marina Mantega (parente do senador), um cara que faz parte da produção da Playboy, uma blogueira que desconheço também, um consultor financeiro (ou analista de sistema, ou sei la o quê) e uma jovem universitária.

Bom, para que Renata Banhara tivesse sido convidada é fácil tentar adivinhar qual teria sido o tema, as opções possíveis não fogem de algo relacionado a roupas, sexo, brigas públicas, escândalos familiares, beleza (?), fofoca, Luciana Gimenez, silicone, empreendorismo no ramo das babaquices sem utilidade e por aí vai...

Enfim, entre tantos assuntos cruciais a serem discutidos, a MTV abordou a questão: a única possibilidade de ganhar notoriedade e fama para uma mulher é posando nua?

Depois de apresentar os convidados já é possível imaginar o que tive que presenciar na frente da TV. É óbvio que a discussão foi superficial e egocêntrica, pois de um lado estava Renata contando os percalços de sua vida e narrando (quase) tudo o que fez para chegar onde está. Já a tal Marina ficou contando que trabalha num meio onde o sexo masculino predomina, mas diz saber que é tão boa quanto os companheiros - e que recebe os mesmos salários - e por isso não se sente reprimida e mais, ela falou que posaria nua sim, mas não por necessidade. Sobre três eu me recuso a comentar. E ainda havia a universitária, pobre moça que aceitou o convite de se sentar à mesa de discussão com esse pessoal.

Resumindo, não houve discussão, apenas uma briga entre os estereótipos: a mocinha feia, inteligente e rebelde contra as mulheres gostosas e bem-sucedidas. Ah, esqueci de comentar a ilustre presença do apresentador, que é engraçado às vezes, só que estava muito mais preocupado em passar a imagem de homem sem pudores do que em mediar aquele bate-boca.

Enfim, poucas conclusões pude formular sobre o tema, mas sentir essa ponta de revolta com o que nos é oferecido pela mídia eu não pude evitar. A universitária ainda abordou questões legais como o aumento da violência doméstica sendo causado pela noção cada vez maior de que a mulher é objeto, é propriedade a ser cuidada e contemplada, ela ainda disse que a pornografia incita os estupros, o homem quer o que pode apenas ver na revista... Talvez ela tenha sido radical demais em alguns momentos, ainda assim são coisas importantes pra se pensar.

Agora se eu disser que Renata Banhara não deu sua contribuição ao debate estarei mentindo, já que após choramingar pelo preconceito que sofreu ao posar nua pela primeira vez, ela contou o que seu tio-avô disse ao vê-la na revista: "O que é belo é para ser contemplado, os que são contra isso tem mente provinciana". Fiquei muito emocionada, palavras de um grande mestre. Poxa MTV, vocês podem mais! (Ou não...)

3 comentários:

Pedro Cornachione disse...

Bem, como eu estava presente vendo esse "Debate", vi um massacre sem serra eletrica, pois a jovem universitária rebelde tentava falar bons argumentos e a pobre menina da cidade pequena chamada Renata Banhara que teve todo o povo de sua cidade contra e a tal de mantega e o cara da playboy, a blogueira nem se pronunciava, mais era bom mesmo, por que 4 contra 1 não vale
é totalmente injusto
queria estar eu lá com a jovem
e surrar a ex de Frank aguiar com minhas meras palavras
escreveu muito Daniella Cornachione
beijo

Anônimo disse...

Ah acho que a MTv pode mais sim!!
Fico triste pelo Debate MTV ter chegado a esse ponto. Assisti algumas vezes, quando o Cazé ainda era apresentador e lembro de um temas muito legais. Um bem interessante foi sobre o futuro do Cd com as novas mídias musicais. Nessa ocasião, o Lobão também participou da discussão, e como estava falando de um assunto que entendia, mandou bem!(acho)

Está claro que a discussão foi superficial. Sei que posso estar radicalizando, mas se a questão principal era mesmo "a mulher só consegue obter sucesso posando nua", por favor, tirem o programa do ar!

Beijos Daniii!
Seu blog está belíssimo!

Anônimo disse...

Dani só agora li esse texto,sem zueira, to orgulhosa d vc. hauahauaha
A crítica da mídia (meio para o qual estamos entrando) mais inteligente q conheço.É minha querida, vamo t q ser mtos boas pra consegui muda pelo menos um pouco do q viro a televisão brasileira, mas vamo com fé q agente consegue ahauahuahaa
bjo cristiann