sábado, 6 de outubro de 2007

Fim do "anticurso" e algumas impressões que ficaram dele

Bom, o chamado "anticurso" da Caros Amigos acabou hoje. Vejo que aprendi e pensei muito durante esses quatro sábados em que frequentei a rua Fidalga, na Vila Madalena. Dentro daquela redação não muito ampla na Editora Casa Amarela muitos assuntos interessantes foram discutidos. Os oito palestrantes contribuíram imensamente não só para a formação profissional de quem ali estava, mas também nos contaram o que a grande mídia insiste em esconder.

O tema mais recorrente foi o Movimento dos Sem Terra. Minha simpatia pelo MST não é de hoje, mas depois dos depoimentos dos jornalistas da Caros Amigos eu pude entender pelo menos um pouquinho do que é o maior movimento social do Brasil. Toda aquela imagem de um grupo formado por pessoas agressivas e ignorantes que a maioria da mídia tenta nos empurrar já não faz nenhum sentido pra mim. Bom, também não posso ser ingênua a ponto de levar como certo tudo o que ouvi na Caros Amigos, mas sei que uma possível versão "verdadeira" está bem mais próxima ao que os jornalistas de lá disseram do que ao que a Folha ou a Veja publicam.

Ainda assim, não é fácil e nem "palpável" pra mim, dizer como será minha atuação nesse meio maluco que é o jornalismo. Com certeza, a mídia engajada me agrada bastante, até porque tenho dificuldades tanto em acreditar que exista objetividade como também pra colocá-la em prática nos meus textos. Mas, não quero afirmar nada por enquanto, até o final do curso eu posso estar mais bem treinada e quem sabe - eu espero realmente que isso não aconteça - o cabresto da mídia gorda ( como diz Mylton Severiano) venha a ser colocado em mim.

Ah, mas não posso deixar de comentar o presentinho que ganhamos da revista, uma charge desenhada por Claudius, com dedicatória e tudo. Po, gostei, o pessoal da Caros Amigos foi sempre muito gentil, até porque não pagamos pouco pra participar do curso!

Sem mais por hoje! haha

Bom sábado!

Nenhum comentário: