domingo, 16 de setembro de 2007

25 de Março: vozes na multidão

Mais uma vez um trabalho da faculdade! Este eu entreguei na última semana, torçam por uma nota razoável haha. O gênero é crônica.

Próxima estação: São Bento. Desembarque pelo lado direito do trem. Ai, não precisa empurrar, tô saindo! Compre seu bilhete comigo, Metrô e CPTM, sem filas! Trim, trim! Alô? Oi, Neusa, então, já desci aqui na São Bento, estarei no escritório em cinco minutinhos! Meu docinho, você promete que vai ficar pensando em mim o dia todo? Prometo, minha pequerrucha! Ai, cajuzinho, estou com saudade desde já; preciso ir, tchau, tchau, amo você! Ah, só mais um beijo minha florzinha! Então tá, só mais unzinho! Miguel, saída Ladeira Porto Geral, é por aqui mesmo! Nossa, Lurdes, como está cheio! Pois é, eu disse que a gente devia ter vindo mais cedo!

Fom, fom. Opa, opa! Com licença aí! Sai da frente, mané! Caiu, caiu, caiu o preço do relógio! Olha o perfume importado baratinho, madame, cada um custa 15 reais, se levar dois faço por 30! Tá com fome? “Marmitex” por dois e cinqüenta, hoje a mistura é especial: buchada de bode! Vai passar por cima, mané? Aqui não entra carro! Já saiu, já saiu! Os filmes que todo mundo vê no cinema, você pode ter em casa, 4 dvds por 10 reais, imperdível! Vai um pedaço de melancia aí? Mas mãe, eu quero o boneco do Action Man Modo de Batalha com 47 articulações e frases interativas em cinco idiomas! Ah não, Marcinho, não vou comprar aquele bicho feio, fique quieto senão a mamãe não te traz mais! Óculos de sol Dolce e Gabbana por somente 30 reais, é barato demais minha gente! Ei, patroa, venha conferir, a bolsa que a moça da novela usa, a gente tem aqui: Victor Hugo, lindíssima e igual a da Cléo Pires! Ai, como está quente aqui! Oi moça bonita, quer dar uma turbinada? Invisible BRA, o sutiã de silicone do polishop por 10 reais! Ai titia, titiaaaa! Que horror esse apito, voz insuportável, titia, titia o quê! Eu quero um desses, mãe! Nem pense nisso, Maria Eduarda! Então, seu camelô, eu só tenho 12 reais, e aí, dá pra fazer? Ah, minha senhora, por 12 não dá, sabe como é, senão a gente não ganha nada. Aqui é tudo preço de fábrica! Massagem!!! Ui, que arrepio, que é isso moço? Quanto atrevimento! Desculpe, minha senhora, mas e aí, gostou? Leve pro maridão!

Ei ei, olha o “rapa” descendo!!! O “rapa”, seu Luiz! Os “homi”, Maria! Guarde as coisas! Ai, meu Deus, alguém me ajuda! Espera aí, dona Ângela, que eu ajudo a senhora a empacotar! Ai, obrigada, meu filho, eu sempre digo, mas nunca aprendo que na minha idade é bom ter uma barraca com licença! O “rapa”? Mas cadê? Não sei, Rose, não importa, bota tudo na sacola, rápido, rápido! Ei, para que empurrar? Desculpe, desculpe. Ai olhe este colar, não posso deixar, Afonso, espere! Agora não, vamos embora! Venha, filho, fique perto de mim, cuidado com a correria! Ai, Juju, que medo, vamos sair daqui amiga!

Não é o “rapa” não, minha gente! Alarme falso! O “rapa” não tá aqui não! Pode voltar gente! Ai, ainda bem! Quem foi o bobo que inventou isso? Dou-lhe uma bordoada... Tenha calma, dona Jacira! Como calma? Quase me mata do coração, meu filho! Ah não, benhê, só preciso comprar mais algumas coisinhas, não foi nada, está tudo tranqüilo, você não ouviu o que eles disseram? Ai que sede! Que aperreio hein, seu Gilmar! Olha a água de coco, refrescante e docinha! Venha comprar guardanapos de cozinha lindos, minha amiga, são 10 por apenas oito e cinqüenta!

Com licença, seu guarda, quem é esse tal de “rapa”? Ah, minha senhora, é a polícia. Mas e o senhor é o quê? Eu sou segurança do metrô. Ah entendi, eu pensei que eles estivessem correndo por sua causa; nossa, mas é uma loucura essa tal de 25 de Março, não? Nem me fale...

Ufa! Próxima estação: Sé. Desembarque pelo lado esquerdo do trem.

9 comentários:

Daniel Serrano disse...

Que agilidade!
Gostei.

Eliane disse...

Dani este texto é tão bom que ao ler dá impressão de estar lá, ufaaaaa....

Anônimo disse...

Eu deveria estar fazendo o trabalho de Sociologia, mas fui levada pela curiosidade e entrei na sua página. Muito bons os textos, mesmo! Gosto muito de visitar blogs e fiquei imensamente feliz de saber que você gosta de Clarice Lispector(por isso, foi inevitável vir comentar). E a crônica da 25 ficou excelente e gostosa de ler. Parabéns!
beijos

Pedro Cornachione disse...

muito bom o texto
estou até compondo músicas ou sonetos, sambas sei lá mano
asusahsauhsua
com o foco em cima da 25 de março
é uma boa idéia de música boa e legal
belo texto
;@

Anônimo disse...

Eu nunca mais quero voltar na 25!




Obs.: Vc é o meu orgulho!

Anônimo disse...

a minha filha, na puc eles nunca te dão excercio prático, o dia que me pedirem pra escreve uma crônica, eu avuo de felicidade.

bom, minha cara louuuuuura, vc tem futuro.

bjos
e pé na estrada

Unknown disse...

mto bom os textos dani...
e o curso da caros amigos parece bem firmeza!
"Sobretudo, acredito na desconstrução, na reaprendizagem e na simplicidade."
adoro
bjos

Anônimo disse...

Daniella, minha querida filha. Simplesmente fantástico e ao mesmo tempo simplesmente previsível vindo de você.
Eu já sabia!!!!
Bjus.
Te amo.
Pai

Anônimo disse...

E olha que você é loira!!!! (rsrs)
Que perfeição de crônica.
Me senti em plena 25 de março!
Parabéns!
Você é brilhante!

Delcimara